Fundamentos de História

Turma de Fundamentos do Ensino de História - HIS/UnB. Itamar Freitas, 9 mar. 2015.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ICH
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – HIS

Código: 203556
Pré-requisito: HIS – 139033 – Introdução ao Estudo da História
Prof. Itamar Freitas
Ementa
Ensino de história; fundamentos teóricos, históricos e pedagógicos. História como disciplina escolar. Histórias do ensino de história no Brasil. História nas propostas curriculares oficiais. Historiografia, práticas sociais e saber histórico escolar. Metodologias do ensino de história. Materiais didáticos. Diferentes fontes e linguagens nas aulas de história. Pesquisa em ensino de história.
Objetivo
Discutir questões centrais acerca dos fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de história, como subsídio ao “estágio supervisionado” para o respectivo curso de licenciatura.
Estratégias de ensino
Preleções, debates e seminários. Observação: este é um curso predominantemente centrado na leitura dos textos correntes, pertinentes ao programa da disciplina, bem como nas tomadas de posição oral e escrita por parte dos alunos e do professor.
O principal veículo de comunicação virtual entre alunos e professores será o blog da disciplina, instalado no seguinte endereço: www.itamarfo.blogspot.com (aba “Fundamentos do ensino de história").
Recursos didáticos
Literatura especializada em teoria e metodologia do ensino de história, textos imagéticos, ambiente virtual de aprendizagem, material didático empregado na escolarização básica.
Avaliação
Avaliações diagnósticas, formativas e somativas acordadas na segunda semana de aula com os alunos.
Conteúdos e calendário


Aulas 6 e 7  – Conteúdos históricos

Aulas 8 e 9 – Apresentação/construção do conhecimento histórico escolar


Aulas 10 e 11 – Progressão das aprendizagens históricas

Aulas 12 e 13 – Avaliação no ensino de história

Aulas 14 e 15 – A pesquisa sobre os fundamentos do ensino de história

Bibliografia
Listada e disponibilizada ao final das conclusões de cada aula. Confira os links no tópico "Programa e conteúdos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário