domingo, 31 de agosto de 2014

Didática da história em Johann Gustav Droysen


Colegas, retomo as atividades do blog com uma excelente notícia aos que se ocupam das relações entre teoria da história e ensino de história: a publicação do livro do prof. Arthur Assis (PPHI/UnB) intitulado What is history for? Johann Gustav Droysen and the functions of historiography (Berghahn, New York, 2014). 

Para quem não "arranha" o inglês, ele escreveu uma boa síntese na revista Tempo (2014, v. 20). Vejam o resumo e baixem o artigo. Eu li os dois e aconselho o exame, principalmente, aos que não querem "reinventar" a roda em termos de crítica histórica e ensino de história.


A didática da história de J. G. Droysen: constituiçãoe atualidade
A teoria da história desenvolvida por Johann Gustav Droysen (1808–1884) distingue-se, entre outros aspectos, pela sua consistente preocupação com temas didáticos. Além de investigar os princípios que regem o método de trabalho dos historiadores e de perscrutar os motivos que nos levam a considerar como “históricas” certas porções do passado, ela também fornece respostas à pergunta “porque escrever, estudar e aprender história?”. Em linhas gerais, Droysen propõe que a finalidade do estudo da história não deve ser nem a assimilação de exemplos práticos, nem a memorização de fatos particulares, mas o aprendizado do que designou “pensamento histórico”. Com esse argumento, Droysen contribuiu, penso eu, para uma redefinição importante da função didática da historiografia. O presente texto caracteriza e contextualiza tal redefinição, discutindo também seus potenciais e limites.

Para baixar o artigo completo, em português, clique aqui.

Novas leituras sobre ensino de história
Aproveitem e passem a vista na aba "O que ler sobre ensino de história" (acima) e acompanhem a publicação de mais seis dossiês sobre ensino de história em periódicos especializados. Vejam também a lista de projetos, blogs e sites que comunicam experiências bem fundamentadas teoricamente e os próximos eventos listados sobre ensino de história (coluna à direita).
Quanto à minha produção, a atualização só será feita em novembro.
Até bem breve e boa leitura!



Fontes das imagens
1. Droysen em detalhe. Disponível em: http://hsozkult.geschichte.hu-berlin.de/rezensionen/2008-4-226; 2. Capa de What is history for? Johann Gustav Droysen and the functions of historiography.

Nenhum comentário:

Postar um comentário