terça-feira, 17 de julho de 2012

Estados americanos e ensino de história



VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL ESTADOS AMERICANOS:
PESQUISAS ACADÊMICAS CONTEMPORÂNEAS
Natal, 22 a 26 de outubro de 2012

O VI Simpósio Internacional Estado Americano: pesquisas acadêmicas contemporâneas objetiva reunir profissionais de história, relações internacionais, ciências sociais e áreas afins para discutir temas e objetos das pesquisas acadêmicas que envolvem os estados e as populações americanas em suas mais diferentes perspectivas. Pretende também oportunizar a formação e ampliação de redes de pesquisa, bem como o contato entre pesquisadores, mestrandos e doutorandos, bolsistas de iniciação científica e alunos de graduação.
Informações: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do RioGrande do Norte (Telefone: (84) 3215-3580) http://www.cchla.ufrn.br/ppgh/Correio eletrônico do evento: visiea2012@gmail.com
Comissão Organizadora: Haroldo Loguercio Carvalho,Sebastião Leal Ferreira de Vargas Neto,Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues Pereira
Prazos para inscrição de trabalhos e envio de textos
Envio de resumos 30 de setembro
Divulgação dos Aceites 05 de outubro*
Envio dos artigos completos 31 de outubro
* As propostas recebidas com maior antecedência poderão receber os Aceites antecipadamente.
Instrução para envio de resumos
Para proposição de trabalho nos STs solicitamos o preenchimento da ficha de inscrição (anexo I) e envio para o e-mail do evento: visiea2012@gmail.com O Simpósio recebe propostas de comunicação em português, espanhol e inglês.
A Comissão Organizadora se responsabilizará de enviar as propostas de comunicação para os coordenadores de STs a fim de obter a autorização para emitir os Aceites.
Poderão enviar propostas de comunicação alunos de pós-graduação, mestres e doutores.
As inscrições são gratuitas.
Instruções para o envio dos artigos
Os artigos devem ter o mínimo de 6 e o máximo de 12 páginas.
Fonte: Times New Roman, corpo 12.
Espaçamento: Texto, espaço 1,5. Citações diretas com mais de 4 linhas, espaço simples.
Margens (superior, inferior, direita e esquerda): 3 cm Citações com mais de 4 linhas devem ser reentradas em 4 cm.
Notas: no rodapé da página e numeradas sequencialmente.
Referências: deverão constituir uma lista única no final do artigo, em ordem alfabética, de acordo com as regras da ABNT.
O autor deverá estar identificado logo abaixo do título do artigo, seu nome deve vir acompanhado de asterisco e na nota de rodapé constar a titulação e vínculo institucional.
SIMPÓSIO TEMÁTICO APROVADO 
Título: Estados americanos e ensino de história - Simpósio número 2 (dois)
Coordenadores: Itamar Freitas (UFS) Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)
EMENTA:
2) Estados americanos e ensino de história
Como os estados e povos americanos são abordados contemporaneamente no ensino de história? Como o ensino de história vem sendo pensado nas últimas duas décadas pelos estados e povos americanos? Estas duas questões norteiam a iniciativa de reunir pesquisadores que se ocupam dos usos da história na formação da consciência histórica de povos circunscritos por fronteiras sociais, políticas e culturais identificados como americanos. Do primeiro eixo, são acolhidos trabalhos que têm o Estado (em seus diferentes sentidos) como objeto privilegiado, investigado a partir de instrumentos que configuram consciências históricas em diferentes realidades americanas, concreta ou potencialmente empregados como estratégia de ensino na história escolar (cinema e ensino de história, museu e ensino de história, TV e ensino de história, internet e ensino de história, entre outras). Do segundo, interessam-nos as pesquisas que mapeiam políticas públicas dos estados americanos direcionadas ao ensino de história, com ênfase na formação de professores e construção de material didático. O nosso objetivo é, portanto, estabelecer trocas e divulgar iniciativas problematizadoras da historiografia sobre América que (por diversas linguagens) chega aos alunos da escolarização básica e, ao mesmo tempo, estabelecer parcerias entre grupos de pesquisa que se ocupam formação de recursos humanos e materiais, mediadores significativos na construção de identidades americanas.
PROGRAMAÇÃO GERAL DO SIMPÓSIO
22 de outubro
manhã e tarde credenciamento e recepção dos participantes
noite - Conferência de Abertura:: Integracion regional y dependencia en Nuestra America. Cuestiones y desafios a comienzos del siglo XXI”. Beatriz Carolina Crisorio (FCE/UBA- Asociación de Historiadores Latinoamericanos y del Caribe - ADHILAC Internacional)
23 de outubro
manhã e tarde - Simpósios Temáticos
noite – 2ª Conferência: "Malvinas: Gran Bretaña y Estados Unidos ante una causa latinoamericana". Leandro Morgenfeld – UBA - CONICET):
24 de outubro
manhã - Simpósios Temáticos
tarde - 3ª Conferência : “A política externa do Brasil na perspectiva do Barão do Rio BrancoAdelar Heinsfeld – PPGH/UPF)
noite – Mesa Redonda: Estados Unidos, Brasil e América Latina Mediação: Prof. Dr. Henrique Alonso de A. R. Pereira (UFRN) - O “Amigo” Americano: Rockefeller e os remédios para salvar o Brasil, Prof. Dr. Antonio Pedro Tota (PUC-SP); - Cruzando Fronteiras da América: o movimento de solidariedade aos refugiados da América Central nos EUA, Profa. Dra. Cecília Azevedo (UFF) - As intervenções do imperialismo norte-americano na formação social da Nicarágua Prof. Dr. Antonio Rago Filho (PUC-SP)
25 de outubro
manhã – Simpósios Temáticos
tarde - - Mesa Redonda: Violência Estatal e Ditaduras na América do Sul Mediação: Prof. Dr. Henrique Alonso de A. R. Pereira (UFRN) - Ditadura e sociedade: história e memória, Prof. Dr. Daniel Aarão dos Reis Filho (UFF) - Violência Estatal na América do Sul: História e Historiografia, Profa. Dra. Vera Lúcia Vieira (PUC-SP)
noite – Reunião do GT-História das Relações Internacionais/Deliberações para o próximo evento.
26 de outubro Integração da com a programação cultural e cientifica da XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC/2012
Anexo I
Ficha de Inscrição de comunicação
Nome Completo:
Endereço eletrônico:
Vínculo Institucional:
Titulação:
Opções de inscrição em STs 1ª opção ST nº 2ª opção ST nº
Título do trabalho:
Palavras-chave:
Resumo (250 palavras)
Instrução: preencha ficha com estes dados, salve com seu nome completo e envie para visiea2012@gmail.com

Fontes das imagens: Imagem1 e Imagem 2. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário