sábado, 17 de março de 2012

Aracaju: uma história em quadrinhos (n. 2)

Colegas,
A Tecned lançou hoje mais um número de Aracaju: uma história em quadrinhos. Voces podem ler a revista on line ou baixar o arquivo em PDF, gratuitamente, acessando o site: http://www.tecned.com.br/aracajuhq/downloads.html. O site da Tecned também disponibiliza o primeiro número, lançado em março do ano passado.
Ajudem a divulgar esse instrumento didático, principalmente entre os professores e alunos do ensino fundamental. Aqui, também anexamos um artigo sobre os usos da HQ no ensino de história.


A história em quadrinhos é um gênero narrativo consumido pela maioria dos alunos das séries iniciais. Transformado em meio de comunicação de massa, é linguagem presente nas escolas brasileiras e pode ser largamente utilizada no ensino de História. 
Ela é veículo de transmissão de conteúdos conceituais substantivos e estratégia de desenvolvimento de competências metahistóricas, a exemplo de tempo, narrativa, e interpretação.
Como o código visual tem grande apelo entre as crianças, a HQ também pode sacralizar determinadas versões sobre História do Brasil e levar o aluno ao anacronismo. Esses desvios, entretanto, podem ser corrigidos pelo trabalho atento do professor [Consulte trabalho completo].