segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de História (Anos iniciais)

FREITAS, Itamar. Fundamentos
teórico-metodológicos para o ensino de História
(Anos iniciais). São Cristóvão: Editora da UFS, 2010.
Capa: Eduardo Oliveira e Thiago Neumann.
Este livro nasceu das aulas de Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de História, ministradas aos alunos de Licenciatura em Pedagogia e em História nos anos 2006 e 2007, na Universidade Federal de Sergipe. São catorze capítulos que refletem, obviamente, a idéia que faço dos conteúdos conceituais mais significativos para o ofício de professor na disciplina em questão.
A expressão Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de História deve aqui ser entendida em seu sentido etimológico: “fundamentos” significa alicerces ou bases sobre as quais edificamos alguma coisa; “teoria” é a ação (e o resultado da ação) de observar, examinar, estudar, investigar; e “método”, por fim, é o caminho para se chegar a algum lugar – o conhecimento produzido sobre o ensino de História.
Com essas definições iniciais, deixo claro que o livro não fornece, especificamente, lições de como ensinar, nem conteúdos sobre a História do Brasil, geral ou regional. Ele trata de temas que, apesar de também serem fundamentais ao exercício da docência em História, raramente são pensados em conjunto, dadas as especificidades de interesses das corporações da História e da Educação.
Na formação inicial universitária, no entanto, julgo fundamentais as discussões sobre a aprendizagem histórica do professor; noções elementares de Teoria da História e de História da historiografia escolar; singularidades da disciplina escolar História em relação à História-disciplina acadêmica; saberes históricos docentes; dispositivos legislativos e políticas públicas destinadas ao ensino de História; currículos; aprendizagem histórica das crianças; conteúdos conceituais; métodos de ensino; livros didáticos e paradidáticos de História.
Sobre esses temas, predomina a abordagem histórica, colhida (quando possível) junto à pesquisa acadêmica que trata do período republicano. Entendo que estudar o ensino de História, levando em conta a sua historicidade (o seu caráter temporal, datável e mutável), é uma forma pragmática de demonstrar o valor dos estudos históricos e do hábito de “pensar historicamente”, ou seja, de relacionar passado, presente e futuro com vistas à orientação da vida prática.
Espero que esse tipo de abordagem possa auxiliá-lo na tomada de decisões relacionadas ao trabalho docente, principalmente na crítica às soluções fáceis das questões que envolvem o ensino de História. Assim como não existe “o” problema da educação nacional, as respostas anunciadas para “o” problema do ensino de História só podem se constituir em desconhecimento do processo histórico ou, lamentavelmente, em pura demagogia.
Na escrita desta obra, simplifiquei ao máximo os “segredos internos” da Pedagogia, História e Psicologia no que diz respeito à produção do conhecimento, ao ensino e a aprendizagem da História para as crianças. A orientação principal foi sintetizar proposições-chave, exemplificar e demarcar modificações substantivas no tempo. O leitor mais exigente, entretanto, pode fazer uso imediato dos excertos e paráfrases de grande parte das pesquisas avançadas que serviram de fonte para a construção do texto principal e que estão expostos em forma de verbete.
As informações, por fim, foram distribuídas em cinco gêneros que podem ser consultados segundo as suas conveniências: a ilustração sintetiza e problematiza o tema de cada capítulo; o texto introdutório retoma as conclusões do capítulo anterior e anuncia as novas questões a responder; o texto principal discorre, em formato narrativo, sobre os assuntos anunciados no plano geral; os verbetes marginais (dados biobibliográficos, conceitos e proposições relacionados em índice ao final do livro) definem, exemplificam e/ou aprofundam a matéria do texto principal; as referências bibliográficas, também apresentadas como sugestões de leitura; e o resumo, que retoma os conceitos e proposições-chave do capítulo.
Fiz tais escolhas no sentido de concretizar o objetivo principal deste livro: dar a conhecer e possibilitar a compreensão do que vem sendo e do que pode ser o ensino de História para os anos iniciais da escolarização básica no Brasil, segundo a visão (datada) de um professor que tem empregado a maior parte do seu tempo à investigação da temática.

Sumário

Apresentação  5
1          A aprendizagem histórica do professor
            Visões de mundo, ciência e o ofício do historiador   15
            Comentando as três enquetes  19
            Referências     22
            Resumo           23       
2          História, passado, vida e relato
            Seu passado o condena           27
            O que é História?        29
            E a ciência da História, de onde vem?            32
            Referências     34
            Resumo           35       
3          História, memória, a tarefa do
            historiador e da ciência da História
            História ou Memória? 39
            História e Memória     41
            Que histórias contar?  44
            Para que contar histórias?       49
            Referências     53
            Resumo           55
4          Métodos e domínios históricos
            O Método é sempre o mesmo!            59
            Tantos métodos quantos forem necessários   63
            Dimensões da experiência humana, domínios e abordagens da História                   65
            Referências     71
            Resumo           74
5          Ampliando e reduzindo o foco de observação
            Escalas            77
            Durações         79
            Referências     88
            Resumo           90
6          A escrita da história para as crianças
            Proposições e conceitos históricos      93
            A História como narrativa       95
            Funções da História    97
            Sobre a estrutura da História: sujeitos, domínios e durações  99
            Formas de exposição  107
            Referências     112
            Resumo           114
7          Saberes docentes e a História escolar
            Sobre a constituição da História escolar         117
            Para que serve a disciplina escolar História?  118
            Saberes docentes         122
            Referências     124
            Resumo           125
8          Currículos de outros tempos
            Os currículos da escola primária         129
            Organizações clássicas da História nos currículos da escola primária            132
            Organização cronológica        134
            Organização temática  136
            Referências     139
            Resumo           141
9          Estado, Constituição, Lei de Diretrizes e Bases
            da Educação Nacional (LDBN) e ensino de História
            As políticas e o Estado            145
            Políticas educacionais 146
            A Lei maior do Estado  brasileiro       147
            A Lei maior da educação escolar        149
            Referências     152
            Resumo           154
10        Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
            e o ensino de História
            Quem conhece os PCN?         157
            O que são os PCN?     158
            A elaboração os PCN de História       159
            Um rosário de críticas 160
            Referências     164
            Resumo           164
11        A aprendizagem histórica das crianças
                A compreensão histórica no tempo: da disciplina formal ao construtivismo       167
            Do construtivismo à Educação histórica         174
            Referências     181
            Resumo           184
12        Conteúdos históricos
            Sobre o sentido e a natureza dos conteúdos   187
            Conteúdos conceituais            189
            Uma tipologia para os conteúdos conceituais 194
            Os conteúdos conceituais substantivos           197
            Os conteúdos conceituais metahistóricos:
            Tempo, fonte e interpretação para as crianças           202
            A noção do tempo      203
            A noção de fonte        204
            A noção de interpretação        206
            Referências     208
            Resumo           211
13        Como ensinar História?
            Sobre técnicas, métodos, processos e meios auxiliares
            para o ensino de História        215
            Em busca do melhor caminho            220
            Os (des) caminhos da memória          224
            Referências     229
            Resumo           232         
14        Livros didáticos e paradidáticos de História:
            definições, representações e prescrições de uso
            O que é um livro didático?     235
            Sobre a imagem do livro didático       239
            Ler ou não ler? Eis a questão! 244
            O que é um livro paradidático?          250
            Paradidáticos no ensino de História    252
            Paradidáticos de História para os anos iniciais           254
            Referências     257
            Resumo           264

           Índice dos verbetes      265


Fontes das imagens
Capa de Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de História (Anos iniciais). Produção de Eduardo Oliveira (desenhos) e Thiago Neumann (cores).


Para baixar essa obra gratuitamente, acesse:
http://www.4shared.com/document/DP3lAJpW/Fundamentos_para_o_ensino_de_h.html